quinta-feira, 22 de março de 2012

Americana e Santo André abrem as semifinais da LBF nesta sexta feira


A série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2011/2012 será aberta nesta sexta-feira (23 de março) com o duelo entre Santo André/Semasa e Americana, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, na cidade de Santo André (SP). O SporTV transmite o jogo ao vivo.

Para chegar a esta semifinal, o time do Grande ABC, comandado pela técnica Laís Elena, concluiu a fase inicial na quinta colocação, com 56,3% de aproveitamento – 09 vitórias e 07 derrotas. Na semifinal, o Santo André/Semasa eliminou o São José/Shopping Colinas, em uma disputa equilibrada, com duas vitórias e uma derrota.

“A nossa expectativa é de vitória; como eu já havia dito anteriormente, todos os times que estão nesta semifinal estão brigando para chegar à decisão e com a nossa equipe não é diferente. Vamos enfrentar um time que chega credenciado pela campanha muito boa que fez na primeira fase, mas estamos vivendo um momento favorável e temos condições de sair com a classificação e, para que isso ocorra, é muito importante iniciar com um resultado favorável jogando em casa”, analisa Laís Elena, técnica do Santo André/Semasa, que terá o elenco completo a disposição.

A experiente treinadora Laís Elena luta pelo seu terceiro título nacional, sempre comandando a equipe de Santo André. A primeira conquista ocorreu em 1999, quando a competição era chamada de Campeonato Nacional Feminino, enquanto que a segunda foi na temporada passada, na primeira edição da LBF.

Os destaques do Santo André/Semasa, até aqui, no campeonato são estes:

Ariadna: sexta colocada na estatística das cestinhas, com média de 14,9 pontos por jogo.

Êga Garvão: quinta colocada na estatística das assistências, com média de 3,3 por jogo; segunda colocada na estatística dos bloqueios, com média de 1,3 por jogo; e quarta colocada no aproveitamento dos arremessos de dois pontos, com 55,4%.

Micaela Jacintho: terceira colocada na estatística das bolas recuperadas, com média de 2,5 por jogo; e quarta colocada no aproveitamento dos lances livres, com 75,8%.

Nádia Colhado: terceira colocada na estatística dos bloqueios, com média de 1,2 por jogo.

Jaqueline: terceira colocada no aproveitamento dos arremessos de três pontos, com 39,6%.

Já o representante do Interior, dirigido pelo técnico Luiz Zanon, fechou a primeira fase na liderança isolada, com 16 vitórias e 100% de aproveitamento. Na série de quartas-de-final, o Americana manteve a invencibilidade ao superar o Basquete Clube com duas vitórias e nenhuma derrota.

“Espero que a equipe mantenha o mesmo padrão que apresentou até aqui no campeonato, pois esta será uma semifinal digna do basquete feminino brasileiro, já que teremos pela frente o atual campeão da LBF. Mesmo iniciando a série fora de casa, vamos buscar o resultado positivo”, comenta o técnico Luiz Zanon, que não poderá contar com a ala Fernanda Beling, contundida, tem dúvida sobre o aproveitamento da pivô Mamá, que se recupera de contusão, e contará com as voltas da pivô Clarissa e da ala/armadora Karla, que desfalcaram o time nas quartas-de-final.

O técnico Luiz Zanon corre atrás de um grande feito nesta edição da Liga de Basquete Feminino (LBF); se chegar ao título, o comandante do Americana será um dos poucos, quem sabe até o único treinador, a conquistar os títulos mais importantes do calendário nacional e estadual, seja no naipe masculino ou mesmo no feminino. Em seu currículo, Zanon já possui os títulos do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1, em 2008, e do Campeonato Nacional Masculino, denominado na época Nossa Liga de Basquete (NLB), em 2006, ambos no comando da Winner/Limeira; e o título do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1, em 2010, dirigindo o Americana.

“É sempre uma motivação a mais poder marcar o nome na história com um feito que me parece ser inédito, através de resultados importantes em competições de alto nível e bastante disputadas”, comenta Zanon.

Os principais nomes do Americana, até aqui, na competição são estes:

Clarissa: líder na estatística da eficiência, com média de 24,2 por jogo; líder no aproveitamento dos arremessos de dois pontos, com 58,7%; segunda colocada na estatística das cestinhas, com média de 17,7 pontos por jogo; segunda colocada na estatística dos rebotes, com média de 11,4 por jogo; e sexta colocada na estatística da recuperação de bola, com média de 1,1 por jogo.

Karla: líder no aproveitamento dos arremessos de três pontos, com 43,7%; quarta colocada na estatística das cestinhas, com média de 15,3 pontos por jogo; sexta colocada na estatística das assistências, com média de 3,1 por jogo; e quarta colocada na estatística da recuperação de bola, com média de 2,4 por jogo.

Sandora: sexta colocada na estatística dos rebotes, com média de 9,1 por jogo; quarta colocada na estatística dos bloqueios, com média de 1,1 por jogo; e sexta colocada na estatística da eficiência, com média de 17,3 por jogo.

Babi: segunda colocada na estatística das assistências, com média de 5,1 por jogo.

Karen: quinta colocada no aproveitamento dos arremessos de três pontos, com 36,4%.

Na primeira fase foram dois confrontos entre estas equipes, com duas vitórias favoráveis ao Americana: 97 a 69, no turno, na cidade de Americana (SP); 67 a 66, no returno, na cidade de Santo André (SP).

Os demais jogos desta série estão agendados para estas datas: 02 de abril (segunda-feira), às 21h00 (de Brasília), na cidade de Americana (SP); e, se necessário, 04 de abril (quarta-feira), às 17h00 (de Brasília), também em Americana (SP).

Fonte: site LBF

Nenhum comentário: