quinta-feira, 19 de abril de 2012

Com força máxima, seleção feminina vai ter de improvisar na preparação

A experiência de Érika, Iziane e Adrianinha está lá, assim como a juventude de Clarissa e Damiris. O que não está lá é o caminho previsto até os Jogos de Londres. Com a força máxima na pré-lista de 18 convocadas para a Olimpíada, a seleção feminina de basquete vai ter de improvisar na preparação. O cancelamento do Campeonato Sul-Americano pegou a diretoria e a comissão técnica de surpresa.

- Fizemos um planejamento estudado, com amistosos, competições, e nesta manhã soubemos que o Sul-Americano foi cancelado. Isso não é bom, pois fizemos nossa preparação pensando nisso. Recusamos o convite de ir para a China, por exemplo – afirmou Hortência, diretora da seleção feminina.

As duas representantes da WNBA, Érika e Iziane, estão na lista, assim como a jovem Damiris, que foi draftada pelo Minnesota Linx para a próxima temporada da liga americana.

As jogadoras se apresentam no dia 1º de maio, em São Paulo, e treinam em Jundiaí, no interior paulista. No dia 20 de junho, o grupo parte para disputar amistosos na Austrália, nos Estados Unidos e na França.

Enquanto busca alternativas para não prejudicar a programação, o discurso da comissão técnica é que a convocação, apesar de ser para Londres, já está de olho em 2016, com jovens como Nádia e Tássia. Do grupo que disputou o Mundial da República Tcheca no ano passado, Helen Luz se aposentou da seleção, e veteranas como Alessandra e Kelly também estão fora.

- O grande segredo da renovação é saber como lidar com a passagem da base para o adulto. É um cuidado que estamos tendo com a Damiris, com a Tássia e com outras jogadoras. Corremos o risco de atrapalhar a carreira da jogadora. Não podemos antecipar as fases que elas precisam para amadurecer no esporte. As jogadoras experientes podem não estar em 2016, mas vão contribuir tanto para estes Jogos Olímpicos como para os próximos – afirmou o treinador Luiz Cláudio Tarallo.

Confira abaixo a lista completa para os Jogos de Londres. Até o início da competição, seis atletas serão cortadas, e o grupo ficará com 12 nomes.

Armadoras:
Adrianinha (Parma, Itália)
Babi (Americana)
Joice (Ourinhos)
Tássia (Americana)

Laterais:
Iziane (Maranhão)
Jaqueline (Santo André)
Karla (Americana)
Palmira (Catanduva)
Chuca (Ourinhos)
Patrícia (São José)
Renata (Maranhão)
Silvia (Ourinhos)

Pivôs:
Clarissa (Americana)
Damiris (Minnesota Lynx, EUA)
Érika (Avenida, Espanha)
Franciele (Hondarribia, Espanha)
Gilmara (Catanduva)
Nádia (Santo André)

Fonte: Globo Esporte

17 comentários:

Anônimo disse...

Senti falta da Thais pinto (apenas 21 anos). Essa menina merece mais atencao da CBB, afinal disputa um campeonato mais dificil que a propria liga brasileira.
Esperava com certeza sua convocacao. Mas parece que a CBB vira as costas para atletas que deixam o Brasil para se destacarem la fora. Inveja? :) Nao sei!

Outra falta sentida (por mim) foi a ausencia daquela garota que joga em Portugal. Parece ser uma grande ala e merecia estar tb no grupo (eh sempre MVP da maioria dos jogos da sua equipe). Se nao estou enganado o nome dela eh Luiza...

CONTINUANDO:
A Silvinha ainda tem basquetebol para estar em qualquer selecao do mundo (Essa foi soh uma pontuacao).

Acredito que mesmo as veteranas podiam ajudar a teinar o time principal: Alessandra, Nicaela, Ega, Fillipus, Kelly, Isis (por causa da altura).

Por exemplo: Seria otimo ter a Alessandra ajudando nos treinamentos (pelo menos na primeira fase de treinamentos).

Mas sera que a CBB aceitaria pagar a menina para dedicar seu Basquete e afiar as novatas? Contudo, seria interessante p/ Clarissa, ter que treinar contra uma pivo alta no garrafao para se adaptar ao estilo do "tal" jogo internaciaonal. Afinal, a Alessandra tem bagagem para isso.

Investimento de alto nivel eh isso.

A selecao Brasileira tem condicoes de chegar ao podium, basta treinar reunindo as melhores jogadoras do paihs, fazer jogos contra times masculinos-juvenil e enfrentar U.S.A (varias vezes ___nem que perca todos os jogos__), tb amistosos contra: Australia, Espanha, China, Franca, Russia, etc...__eh fundamental.
Creio que "vc" soh consegui melhorar enfrentando as melhores, e nesse caso o melhor basquete praticado no mundo sao dos americanos (Sem duvida!) Portando, falta humildade para CBB reconhecer esse que eh um "fato" e comecar a "encher-o-saco" da federacao americana desde do inicio do ano para agendar os amistosos, o maximo de jogos que conseguir, (especialmente em epocas de mundial e olimpiadas).

Outro exemplo a ser citado:
A Ramona tem sonhos de chegar a WNBA, na verdade, eh mais que um sonho, ela ate tem aquele estilo de basquete. Portando, eh evidente que para elevar o nivel do seu baskete deriamos que aproximar sua realidade e coloca-la em contato com o estilo de jogo das americanas. Com isso, o basquete brasileiro , a selecao e a CBB ganhariam uma nova geracao de fas e adebtos do esportes, porque criariamos novos idolos.
Mas os dirigentes nao enchergam isso, infelizmente!

Ainda assim, tenho feh nessa base e vamos buscar uma merecida prata, ou bronze, ou quarto lugar.

Ja que, as principais jogadoras do paihs "de certa forma" foram convocadas: Iziane, Erika, Clarissa, Adrianinha, Chuca, karla, Damiris (esse bloco esta num nivel acima das demais)...


Best Regards;


Schineider Oliveira.

Anônimo disse...

Lista maravilhosa de talentos genuinamente brasileiros! Mas atitude CHOCANTE, DECEPCIONANTE dos dirigentes do basquete! Por isso que o Basquete, ops, O Brasil não vai pra frente!

Anônimo disse...

Gente, cadê a Thais Pinto????????????? A Nádia é muito inferior a ela, gente...

MARCOS disse...

ACHO UMA PENA NÃO VERMOS O NOME DA SILVINHA QUE ESTÁ NA SUÉCIA. EXPERIÊNCIA, VIGOR E GARRA AINDA SÃO A MARCA DA ALA, QUE SEMPRE MANTEVE SUA EFICIÊNCIA, MAS PAROU DE SER LEMBRADA NAS ÚLTIMAS CONVOCAÇÕES. NO MAIS, ESPERO QUE TODAS TENHAM CHANCE DE MOSTRAR SEU JOGO EM AMISTOSOS, PARA VERMOS A EVOLUÇÃO DAS NOVATAS E NÃO SUA DISPENSA PRECOCE.

Anônimo disse...

CADÊ A FERNANDA BIBIANO QUE FOI A REBOTEIRA DA LIGA NACIONAL ??????

Anônimo disse...

Não entendo os critérios. A reboteira do LBF, uma das mais eficientes segundo as estatiscas do campeonato, não ser relacionada é um descaso. Merecia pelo menos fazer parte dos treinamentos. A Fernanda deveria estar presente nesta lista. Vejo um certo preconceito com relação a ela. Me lembra um pouco o descaso do passado que tinham com a Clarissa. Lamentavel. Este time chega nas quartas, mas não pega semifinais.

Anônimo disse...

cadê o Ôxas?

Ramona a Glam disse...

Achei a lista bem sensata! Não vi nada que possamos chamar de injustiça!

Nilton Silva disse...

gente por favor, silvinha tem 37 anos, nao é convocada ha mais de 8, afff. De ala véia ja tem a chuca poxa. Senti falta tb da Izavela (a ala q o amigo do psot extenso fala la em cima)

Anônimo disse...

Quem é babi? É de se lamentar muito se babi for a segunda armadora do brasil nas olimpíadas. Gente ela não sabe jogar basquete! Acho que das 3 que estão abaixo da adrianinho, talvez a joice tenha nível pra isso, pq a tássia é muito nova e crua, a babi coitada, desprovida de talento totalmente!

OUtro ponto horrívelmente errado é convocar nádia, que não acrescenta nada ao grupo, com aquela altura/corpo todo, não consegue jogar e se desenvolver, é igual a íses gigantes que nem ouvimos falar sobre na liga. Talvez a Bibiano fosse uma opção mais acertada! Jaqueline tbm não sei não...

Ricardo disse...

Lista coerente e sensata, o que tem sido muito raro no basquete feminino.
Claro que um nome ou outro não é unânime, mas podemos dizer que essa lista contempla as 18 atletas que de alguma forma mais se destacaram na temporada. Parabéns ao Tarallo, que já começou acertando.

Bruna disse...

Acho que todos tem direito de ter suas preferências pessoais, afinal são torcedores, apenas para constar:

1- Babi é a armadora titular da equipe campeã e líder em assistências da LBF, preferências pessoais a parte seria uma incoerência não colocá-la dentre as quatro armadoras da lista;

2- Fernanda Bibiano joga 40 minutos por jogo em Araçatuba e força demais as jogadas, por isso se destaca em vários quesitos nas estatísticas, inclusive média de erros por partida, índice no qual é líder da LBF1 e LBF2 (média de 5 por jogo). Estatísticas a parte o jogo dela é muito trivial para dizer que sua não convocação foi injustiça;

3- Thaís Pinto tem 2,01 e 21 anos, também considero uma pivô que deve ser trabalhada, mas não numa seleção adulta que vai participar de Olimpíadas. A propósito acho que ninguém nunca assistiu ela jogando para dizer que ela é superior ou inferior a alguém e para quem gosta de estatísticas os números dela na NCAA são bem modestos ainda;

4- A Silvinha Luz pediu dispensa da seleção brasileira em 2003. Vamos virar a página?


Acredito que o Tarallo foi muito inteligente, pois ele não desprezou o trabalho anterior e manteve as atletas que se destacaram nas seleção anteriores, outras que são investimento para o futuro e ainda acrescentou mais algumas que fizeram uma boa temporada na LBF.

Essa convocação foi praticamente perfeita!

Anônimo disse...

Nada de surpresas na convocação, é o melhor que temos hoje em dia, porém acredito que deveriam mesmo selecionar algumas jogadoras para teste para treinar junto com a seleção. A armação realmente é o que mais preocupa provavelmente qualquer uma que ficar como segunda opção vai esquentar muito o banco creio que a Joice é a melhor opção pois tem muito talento é jovem pq a Babi (já tentei observar alguma coisa positiva em seu jogo porém não consigo muito fraca de fundamento a começar por bater bola que ela n sabe) e a Tássia tem talento porém vejo ela sempre como ala não como armadora. Boa sorte meninas, façam um bom treinamento e se perdermos que seja lutando ok!

Anônimo disse...

Babi? Palmira? Nadia? Não entendo!
Essa seleção de panelas!
Vai fazer feio mais uma vez!
Se a Débora e a Fabi tivesse oportunidade em Americana com certeza estariam nessa lista, mas o super técnico de lá só tem olhos para aquela armadora torta e fraca que foi convocada ai em cima.
Bethania muito melhor.
Carina Felipus tem feito ótimos campeonatos por Americana e Bibiano foi a melhor reboteira sem contar o tamanho dela.
Desse jeito ficamos na fase de classificação! mais uma vez passaremos vergonha!

Fernanda disse...

Débora de Americana e Carina ex-Santo André e atual Jundiaí vão fazer parte dos treinamentos da seleção enquanto as atletas de Ourinhos e Americana estiverem disputando o Sul-Americano de clubes, possivelmente mais algumas meninas jovens serão chamadas para compor o elenco. Gostaria que a Isabela Ramona e a Iza Sangalli fossem chamadas. Muito boa a iniciativa!

Anônimo disse...

A convocação foi boa, mas a Jaqueline não está no seu melhor momento, a Izabela foi muito melhor que ela no campeonato...
A Renata nunca teve uma oportunidade, foi uma surpresa agora ser convocada... Tem talento.
A Tassia é muito crua, precisa ser mais trabalhada no seu clube, fora que ela joga como ala e não armadora.

Anônimo disse...

Gente, a Nadia é muito ruim.Acho
até que ela vai ser cortada pois
todas as outras pivos são melhores
que ela.O Tarallo nessa voce errou.