sexta-feira, 20 de abril de 2012

A convocação de Tarallo e a preparação da seleção para Londres

SONY DSC São Paulo (SP) - O auditório da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) ficou praticamente tomado por jornalistas, cinegrafistas e repórteres fotográficos para acompanhar a concorrida convocação, seguida de coletiva do técnico da Seleção Brasileira Feminina adulta de basquete, Luís Cláudio Tarallo e da rainha Hortência Marcari, diretora de seleções feminina da CBB. Por quase uma hora, Tarallo e Hortência responderam dezenas de perguntas sobre a equipe olímpica que vai começar sua preparação no próximo dia 1o. de maio em São Paulo, com os exames médicos, e depois no dia 3 de maio, no ginásio Bolão, em Jundiaí, o início dos treinamentos.
 
Tarallo começou anunciando o nome, por posições e foi explicando as características de cada jogadora e os motivos por terem sido chamadas. E depois explicou também a maneira que gostaria de ver a Seleção Brasileira jogando da forma que ele julga o ideal, ou seja, uma defesa muito forte, contra-ataque e quando o jogo precisar ser cadenciado, jogar com muita inteligência para não desperdiçar ataques sem a chance de tentar a cesta. Em poucas palavras, o jovem treinador de 45 anos quer uma equipe com poucos erros de fundamentos. "Não é porque vamos trabalhar em uma equipe com adultas que não vamos precisar trabalhar fundamentos. E por isso vou contar com meus assistentes técnicos para me auxiliar nisso", disse e apontando para Cristiano Cedra e Macau.
 
Tarallo também falou da importância de ter uma equipe mesclada com jogadoras jovens e experientes, citando os nomes das pivôs Gilmara Justino e Erika de Souza, das alas Karla Costa e Iziane Castro e da armadora Adrianinha. "São jogadoras que já são experimentadas em competições internacionais e que irão dar o suporte as jovens. Eu diria até que temos jogadoras bem jovens e já realidades, casos da Damiris e a Clarissa".
 
Sobre os critérios que usou para a convocação, o treinador explicou detalhadamente. "Fizemos uma convocação com renovação entre as atletas. Chamamos algumas meninas pela primeira vez para a seleção principal e também optamos por algumas garotas que têm um futuro enorme. Porém, não temos como deixar de fora algumas jogadoras experientes. Entendemos que esta lista traz o melhor do basquete brasileiro no momento", disse Tarallo.
 
O técnico da Seleção Brasileira também está otimista que o balanço entre jovens e experientes foi muito bem feito. "Dentro do processo de renovação, as jovens precisam do apoio das mais experientes, que têm muito a passar. Não podemos acelerar o processo e levar apenas jogadoras de 20 ou 21 anos, até para não queimá-las. O segredo da renovação é saber como lidar com a passagem da jogadora da base para o time adulto. É lógico que estamos pensando em Londres, como uma primeira grande competição, mas também preparando um ciclo para 2016".
 
Hortência Marcari lamentou que o Sul-Americano de Seleções, marcado para o fim de maio, tenha sido cancelado pela Federação Sul-Americana. E explicou: "Tínhamos vários convites para jogar em outros países, mas tivemos que cancelar porque tinha uma competição oficial que era o Sul-Americano. Agora vamos buscar outras alternativas para a equipe jogar e se preparar para os Jogos Olímpicos", disse Hortência.
 
Hortência explicou aos jornalistas que as jogadoras estão focadas em defender a Seleção Brasileira, mesmo aquelas que tinham chances de jogar na WNBA. "A Iziane e a Erilka optaram pela Seleção, bem como a Damiris que fez questão que depois de ser escolhida no draft, avisou na hora que só iria se apresentar depois das Olimpíadas".
 
Como as jogadoras de Americana (Bárbara, Tássia, Clarissa e Karla) e Ourinhos (Joice, Sílvia e Chuca) estarão disputando o Campeonato Sul-Americano de Clubes na primeira semana de maio, o técnico Tarallo não contará com essas sete jogadoras, por isso irá chamar duas jogadoras que já fazem parte das seleções da base para ajudarem nos treinamentos. Karina, do COC/Divino e Debora, de Americana, foram as duas indicadas pelo treinador para estarem na primeira semana em Jundiaí.
 
A Seleção Brasileira Feminina já tem programada três amistosos na Austrália, começando com o Farewell Series 2012, no período de 20 a 30 de junho, em Victoria, onde vai jogar e treinar. Depois, faz também uma série de Jogos Desafios Eletrobras, de 3 a 10 de julho em Foz do Iguaçu, no Paraná. Depois viaja para os Estados Unidos, onde de 13 a 17 de julho, treina em Washington (EUA) e (dia 16) faz e amistoso contra os Estados Unidos e encerra a preparação com o Torneio Internacional em Lille, na França, de 17 a 23 de julho. Em seguida a delegação viaja para Londres. O torneio de basquete feminino nas Olimpíadas, será disputado de 28 de julho a 12 de agosto.
 
SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA

Nome - Posição - Idade - Altura – Clube – Naturalidade
Adriana Moisés Pinto - Armadora - 33 anos - 1,70m - Basket Parma (Itália) - SP
Bárbara Honório de Queiroz - Armadora - 26 anos - 1,80m - ADCF Unimed Americana(SP)- SP
Clarissa Cristina dos Santos - Pivô – 24 anos - 1,82m - Adcf Unimed Americana (SP) - RJ
Damiris Dantas Do Amaral - Ala/Pivô – 19 anos - 1,92m - Minnesota Lynx (Wnba)- SP
Érika Cristina De Souza Pivô – 30 anos - 1,97m - Perfumerias Avenida (Espanha) - RJ
Franciele Aparecida Do Nascimento - Ala/Pivô - 24 anos - 1,88m - Hondarribia - Irun (Espanha) - PR
Gilmara Justino - Ala/Pivô - 31 anos - 1,92m - Poty/A. Cometa Unimed Catanduva (SP) - SP
Iziane Castro Marques - Ala/Armadora – 30 anos - 1,82m - Maranhão Basquete (Ma) -MA
Jaqueline De Paula Silvestre - Ala/Armadora – 26 anos - 1,77m - Santo André/Semasa (SP) - SP
Joice Cristina De Souza Rodrigues – Armadora – 25 anos - 1,74m - Ourinhos Basquete (SP) - SP
Karla Cristina Martins Da Costa - Ala/Armadora – 33 anos - 1,72m - Adcf Unimed Americana (SP) - DF
Nádia Gomes Colhado – Pivô – 23 anos - 1,94m -Santo André/Semasa (SP) - PR
Palmira Cristina Marçal - Ala/Armadora - 27 anos - 1,75m - Poty/A. Cometa Unimed Catanduva -(SP)- PR
Patrícia De Oliveira Ferreira "Chuca" - Ala/Armadora – 33 anos - 1,82m - Ourinhos Basquete (SP) - SP
Patrícia Teixeira Ribeiro - Ala/Armadora – 21 anos - 1,71m - São José Shopping Colinas (SP) - SP
Renata Aparecida De Oliveira - Ala – 27 anos - 1,82m - Maranhão Basquete (MA) - SP
Silvia Cristina Gustavo Rocha Valente – Ala - 29 anos - 1,83m - Ourinhos Basquete (SP) - SP
Tássia Pereira De Souza Carcavalli - Armadora – 19 anos - 1,79m - Adcf Unimed Americana (SP) - SP
 
COMISSÃO TÉCNICA
Diretora: Hortência Marcari
Administrador: Bruno Gomes De Valentin
Técnico: Luís Claudio Tarallo
Assistente Técnico: Cristiano Cedra e Maria do Carmo Mardegan Ferreira "Macau"
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad "Vita"
Médico: Rodrigo Gebara De Aquino
Ginecologista: Tathiana Parmigiano
Fisioterapeuta: Milena Gomes Perroni Challa E Paula Hensel
Fisiologista: Rafael Fachina
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Massagista: Jailma Rocha dos Santos Neves
 
PROGRAMAÇÃO — APRESENTAÇÃO
Dia: 1° De Maio De 2012
Horário: 12h
Local: Novotel Morumbi (Rua Ministro Nélson Hungria, 450 - Morumbi)
São Paulo/SP
 
Dia: 3 De Maio De 2012
Local: Hotel Center Park (Av. Jundiaí, 300 - Anhangabaú)
Jundiaí/SP
 
— TREINAMENTO
Conjunto Poliesportivo Dr. Nicolino De Lucca - Ginásio 'Bolão'
Endereço: Rua Rodrigo Soares De Oliveira, S/N° – Jundiaí/SP
Período: 3 De Maio A 20 De Junho
Horários: 10h30 Às 13h00 E 17h00 Às 20h00
 
— FAREWELL SERIES 2012
20 A 30 De Junho - Victória / Austrália
 
— JOGOS DESAFIO ELETROBRAS
3 A 10 De Julho – Foz Do Iguaçu / PR
 
— JOGO AMISTOSO CONTRA OS EUA
13 A 17 De Julho - Washington DC / Estados Unidos
 
— TORNEIO INTERNACIONAL
17 A 23 De Julho - Lille / França
 
— 30° JOGOS OLÍMPICOS
28 De Julho A 12 De Agosto - Londres / Inglaterra
 
Juarez Araújo
Fonte: CBB 

21 comentários:

Anônimo disse...

Hortência em "Infortúnio" kkkkkkk

http://www.youtube.com/watch?v=gdk3aX6fvaA

Anônimo disse...

Bethania não foi convocada ? E vão levar Babi ? Sinceramente, só lamento..

Anônimo disse...

Magnifica convocação da Joice !! Está jogando demais, a prova do reconhecimento esta ai, excelente escolha.

Anônimo disse...

Babi de novo, depois do que fez na ultima convocação.. AFF sem comentários..

Marco disse...

"Não podemos acelerar o processo e levar apenas jogadoras de 20 ou 21 anos, até para não queimá-las." Luis Claudio Tarallo.


Sábias palavras, o Tarallo está me surpreendendo positivamente!

Anônimo disse...

Sem Bethania e com Babi.. Parabéns pela repetição do erro. Gostaria de saber o motivo de sempre convocarem ela e não levarem quem joga bem.. Lamentável..

Fabio disse...

Do limão, faça-se uma limonada.


É muito interessante para a seleção brasileira enfrentar as seleções que estarão no Pré-Olimpíco Mundial, que são adversários mais fortes e possivelmente estarão em Londres, disputando uma vaga contra o Brasil, muitos deles são completamente desconhecidos, como Turquia e Croácia.

O Pré Olímpico Mundial, que será realizado entre os dias 25 de junho e 01 de julho na Turquia. Com certeza Japão, Turquia, República Tcheca, Nova Zelândia, Croácia, Coréia e França estão atrás de adversários fortes para se preparar para essa competição e adorariam enfrentar a seleção brasileira em maio ou início de junho. Porque a seleção não faz uma excursão até a Europa, onde os países são todos próximos uns dos outros ou não vai até a Turquia para dias antes do início do Pré-Mundial?

É só se mexer que consegue marcar bons jogos!

Anônimo disse...

Convocaram a Joice. voce estão de brincadeira. Tem 1 minuto de lucides e 39 (Com o Barbosa) de loucura. Ainda bem que é só preparação e ainda virão cortes. Quem ja teve Paula e outras, ainda tem a Silvinha e convoca a Joice.....Ta de brincadeira. Ass. Neto da Band. (Po é Brincadeira)

Marco disse...

Gente, o Bert voltooooou!


Para nooooooooossa alegriaaaaaa!!!


Bem vindo de volta pra casa!

Anônimo disse...

Concordo que a Joice tem que amadurecer um pouco, mas ela ainda é jovem e pode ser trabalhada no lado emocional e psicológico. Tecnicamente ela foi acima da média nas finas, se destacando em vários fundamentos e chamando a responsabilidade nos jogos. Fora que ela é versátil, joga de armadora e ala. Convocação mais que merecida. Tem grandes chances de ficar entre as doze!

Flavio disse...

Seleção dos USA já definiu 11 atletas que vão para as Olimpíadas:

Armadoras: Sue Bird e Lindsay Whalen

Alas: Diana Taurasi, Tamika Catchings, Seimone Augustus, Swin Cash, Angel McCoughtry e Maya Moore

Pivôs: Sylvia Fowles, Candace Parker e Tina Charles

Espero que a 12.ª atleta seja a universitária Britney Garner, aquela que enterra com tanta facilidade.


http://www.wnba.com/news/2012_usa_olympic_women_breakdown_033012.html

Olha, sem dúvida uma baita seleção, mas acho uma equipe imbatível não...

Anônimo disse...

KARINA-AMERICANA
BETHANIA- OURINHOS
kAREM-AMERICANA
TATI- OURINHOS
FABIANA GUEDES - CATANDUVA
SIMONE-STO ANDRE
ESSAS NAO TEM CONDIÇOES SE QUER DE MOSTRAREM O QUE SABEM NÉ HORTENCIA???
ENTAO VÁ EM FRENTE...PARA VOLTAREM ANTES DO QUE SE IMAGINA.
VOCES ESTAO DE BRINCADEIRA VIU.

Anônimo disse...

e da FERNANDA BIBIANO ngm se lembra??? as ESTATÍSTICAS estão ai gente, palhaçada

MeninoBionico disse...

Bibiano, Isis, Izabela... para treino, deveriam ser observadas.

Anônimo disse...

Concordo com todo mundo.A Nadia
não tem a menor chance de ficar
nessa seleção.Tem tamanho mas não
tem basquete.A Bibiano foi a mais
injustiçada.Ela provou na quadra
que esta pronta e provou com nume-
ros.

Anônimo disse...

para vai gente, a babi é bem melhor q a bethania, prova disso foi as finais da liga a babi colocou ela no bolso. a babi é armadora nata, q distribui bem a boal e coloca suas companheiras no jogo, tanto q foi a lider de assistencia da liga, entao meu povo,vamos acompanhar mais o basquete antes de ficar dando palpites equivocados

Anônimo disse...

Alguem sabe como avisar a Hortencia e o Tarallo sobre a Fernanda Bibiano que fez uma grande Liga Nacional, alta, forte e talentosa, unindo-se a Erika teriamos uma dupla de respeito.
Não entendo a Franciele pq?
Nos auges tempos de Paula e Hortencia so eram chamadas as melhores, unica injustica com a pivo Marta no mundial de 1994 que ela não foi.
alguém entende essas questões?

Anônimo disse...

Bibiano líder em erros por jogo pela segunda vez seguida da LBF (do Campeonato Paulista também).

Anônimo disse...

A Fernanda pode ter tido alguns
erros porem,ser a reboteira do
campeonato,a segunda maior pontua-
dora não significa nada? Chamar a
Nadia que desde que começou a jogar
nunca deixou de ser apenas promessa
é demais.Talves seja porque ela foi atleta do Tarallo em Jundiai.
Não existe outra explicação.Ela é
ruim demais.

Anônimo disse...

E A JANETE?

Anônimo disse...

a fernanda bibiano tbem foi atleta do tarallo...aff o povo q nao sabe d basquete.