sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Helen Luz comemora a chegada de Pedro

20121123_301175_Helen_Pedro_gde

A ex-armadora Helen Luz completa 40 anos nesta sexta-feira (dia 23). Mas o seu melhor presente de aniversário chegou dois dias antes (21): o nascimento do primeiro filho. Pedro Lafiaccola Luz nasceu com três quilos e seiscentos gramas e 51 centímetros. E como na família Luz todos têm ligação com o basquete, a presença do pequeno Pedro nas quadras já é dada como certa. “Já tive muitas emoções, mas nada se compara a de ser mãe. Estou muito feliz. Não existe troféu melhor do que esse", diz, emocionada, Helen, ainda na maternidade, em Jundiaí. O pai, o espanhol Octavio Lafiaccola, reforça as palavras da mãe. “É um momento especial, lindo, maravilhoso. Estou muito feliz”.
Helen é uma dos quatro irmãos de Nélson e Cleo Luz, hoje separados. Os cinco seguiram no basquete: Neco, Cinthia, Helen e Silvinha. Agora, com a alegria de dar o primeiro neto a seus pais, Helen planeja um novo ciclo na vida. “Quando parei de jogar, comecei a pensar, junto com o Octavio, que havia chegado o momento de termos um filho. Mas primeiro queria concluir a MBA em Gestão Esportiva, que termino agora”, explica.
Helen Luz fez parte da geração de ouro do basquete feminino brasileiro, junto com Hortência e Paula. Esteve presente na conquista do título do Campeonato Mundial Austrália, em 1994, e da medalha de bronze na Olimpíada de Sidney, em 2000. “Foram os momentos mais importantes como jogadora na minha vida”, lembra.
Devido a uma contusão no joelho, Helen não participou da campanha da medalha de prata na Olimpíada de Atlanta, em 1996, mas se sente parte do grupo. “Treinei com a equipe e fiz parte daquela geração. Não fui porque tive o problema no joelho. Sinto-me premiada também, mas em Sidney ajudei a ganhar a medalha”. Helen conta que hoje dá muito mais valor as suas conquistas do que no tempo em que jogava: “Quando você é atleta, vive na tensão de que é preciso estar bem para ganhar. Muitas vezes não tem tempo para desfrutar os bons momentos. Hoje, vejo o quanto foram importantes as conquistas daquela geração e tenho muito orgulho de ter feito parte dela”.
Sobre o futuro, Helen Luz não tem pressa. No momento só pensa em curtir o filho. “Tenho um projeto social em Louveira (cidade que reside próxima à Jundiaí) junto com o Octavio. Estamos aguardando à aprovação da Lei de Incentivo. Depois tenho que pensar na minha carreira, mas isso vou deixar para 2013”, disse a nova mamãe do basquete brasileiro, que também é comentarista do Sportv e administradora da base na Confederação Brasileira de Basketball.

2 comentários:

Denise de Presidente Venceslau disse...

Parabéns Helen pela chegada do Pedro.Que ele cresça em graça, sabedoria e estatura diante de Deus e dos homens.

Hoje festejamos o dom da vida do Pedro e mais um sul americano sub 15. O ano passado você estava lá e ajudou o Brasil a vencer o 18º sul americano. Este ano traz ao mundo mais um brasileiro, um filho de Deus, um torcedor ou quem sabe, ou jogador.
Parabéns. Com carinho, respeito, admiração e gratidão
Denise Carneiro

Ricardo disse...

Parabéns Helen!!!

Acompanhei a sua carreira desde quando você jogava no Seara Americana, saudades daquela época e daquele time!!!

Felicidades e muita alegria nessa nova fase de sua vida!!!