segunda-feira, 26 de novembro de 2012

'Não sei se vamos chegar bem em 2016', diz Hortência ao Jornal de Piracicaba

small_20121123-008-02 Diretora de seleções femininas da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), Hortência não é otimista em relação ao desempenho do Brasil na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Maior pontuadora da história da seleção brasileira e integrante do Hall da Fama da Fiba (Federação Internacional de Basquete), Hortência esteve na quarta (21/11) em Piracicaba para participar do velório de Ilda Borges Gonçalves, mãe das ex-jogadoras Paula e Branca.

Ela atendeu a reportagem do JP para falar sobre as expectativas para 2016 e recordar as batalhas contra Piracicaba entre as década de 1980 e 90, quando defendia Sorocaba e a Ponte Preta. Os confrontos diante de Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e BCN seguem gravados na memória da rainha do basquete, que confessou sentir algo especial quando passou em frente ao ginásio Waldemar Blatkauskas. Confira trechos da entrevista:

Você dirige o departamento de seleções femininas da CBB. O que podemos esperar do time na Olimpíada do Rio de Janeiro?

Sinceramente, não sei se vamos chegar bem 2016. Eu explico isso da seguinte maneira: existe um buraco muito grande na idade das jogadoras, entre as mais novas e as mais experientes. Além disso, ninguém faz uma jogadora completa em quatro anos.

E qual é a solução para esse problema?

As atletas precisam chegar à Olimpíada preparadas, com uma bagagem de jogos internacionais. Isso requer tempo, investimento. A posição de armadora, por exemplo, é complicada. A atleta precisa dessa experiência para conduzir o jogo e isso hoje nós não temos. Penso que, com o trabalho que estamos desenvolvendo, sou otimista para a Olimpíada de 2020. Veja a equipe sub-15, que está se classificando e disputando torneios internacionais. Tudo depende do material humano que estiver à disposição. Além disso, tem que querer jogar pela seleção, defender a camisa do Brasil e entender o que isso significa.

O Brasil tem condições hoje de organizar a Olimpíada com a mesma qualidade de Londres, sobretudo do ponto de vista estrutural?

Essa pergunta é interessante. Se você quiser saber se o Brasil tem capacidade de organizar uma festa semelhante, com aquela cerimônia de abertura detalhada, eu vou dizer que sim, porque isso pode ser feito em qualquer lugar. Agora, em relação à estrutura que será oferecida para os atletas treinarem e competirem, falo apenas pelo basquete: precisamos de investimentos. O trabalho que está sendo feito muitas vezes não aparece na mídia. Todo o pessoal responsável pelo Rio 2016 esteve em Londres buscando informações e por isso acredito que podemos fazer uma bela Olimpíada em termos de estrutura.

Fonte: Jornal de Piracicaba

18 comentários:

Anônimo disse...

Em 2009 quando assumiu, Hortência dizia que o resultado de seu trabalho iria aparecer apenas em 2016 ( sete anos depois) e agora fala em 2020 ( onze anos). O mais importante é saber quanto tempo seu sucessor vai levar para recuperar a modalidade que está cada vez pior, depois de mais de dez anos de tantos desastres causados por ela!

Anônimo disse...

Brasil X Cuba (quartas de final Atlanta 96) http://www.youtube.com/watch?v=oDesqYn5S18

Anônimo disse...

Miguel Angelo da Luz fala sobre o NBB e sobre o momento vivido pelo basquete feminino no Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=DOiYT0ri1v4

Anônimo disse...

É tanta trapalhada no basquete feminino brasileiro, tanta conversa, resultados pífios e etc, que pasmem (eu estou começando a sentir saudades do tempo do Grego na CBB!). Meu Deus!

Anônimo disse...

Ela fala sempre em investimento e
quando ele aparece ninguem sabe para aonde vai.Hoje a CBB esta toda
profissionalizada.Antes o numero de
funcionarios não passava de 10.
Hoje,trabalhaam com 40 pessoas e
dinheiro para pagar as jogadoras
quando estão a serviço da seleção
não existe :ai,tem que ser por amor
o direito fica para depois.Talves
para 2020.Tem muita coisa errada,
a Helen esta em casa cuidando do
filho,a Janete ninguem sabe ninguem
viu,o Tarallo esta de férias e os
outros só Deus sabe.Assim é a CBB
no basquete feminino.

Anônimo disse...

Essa Hortência é uma burra mesmo, tem que sair logo, incompetente!!!
Para o Brasil ser um time competitivo mundialmente é só dar a camisa da seleção ao Americana e deixar o técnico convocar umas duas ou três ótimas jogadoras de outros times p/ reforçar a equipe. Aí sim paramos de sofrer c/ Taralo e companhia. FORA...

Anônimo disse...

Ela disse que "NÃO SABE"?! Empregou o verbo no tempo errado. Ela continua "NÃO SABENDO". Isso,sim!!! Caramba,é impressionante! A cara de pau dessas declarações,é incrível. Se ela fosse homem teria que usar óleo de peróba como loção após barba diariamente. Terrível.

Anônimo disse...

Se você continuar na CBB e o Tarallo for o treinador, o vexame será igual ou ainda pior que em 2012!

Anônimo disse...

a Hortência não sabe de nada. Ela não nem quem vai ser o próximo técnico da seleção em 2013.

Anônimo disse...

Se ela desse UMA bola dentro, como por exemplo contratar um treinador estrangeiro consagrado e deixar o cara trabalhar com autonomia, quem sabe? Infelizmente a teimosia não deixa, ela só faz burrada, uma atrás da outra: trazer Iziane como rainha da cocada preta, demitir Bassul, contratar Colinas, Enio, Tarallo, cortar Iziane por bobagem e tumultuar o ambiente da seleção, preparação mal planejada para Londres, falar mal de patrocinador na imprensa, falar uma m.r.da atrás da outra o tempo todo. Ela é ridícula como diretora da CBB, só faz c.g.da e ainda se acha a tal!

Anônimo disse...

valei-me...

Anônimo disse...

Esse "NÃO SEI" da Hortência me deu medo. Parece que ela, assim como o basquete feminino, estão Perdidos... sem saber o que fazer...

Anônimo disse...

Enquanto as pessoas no esporte colocarem seus interesses a frente do País nunca vamos sair do lugar em nenhum esporte amador.
Hortencia e Janeth fizeram uma panela e só entra quem concordar com o dizimo, basta ver as categorias de base, sempre as mesmas atletas sempre nunca muda nada.
Ganhamos torneios aqui na america do sul e já acham que está tudo bem, é até ridiculo, só vencemos paises que o incentivo ao esporte é pior que o Brasil.
Tem que trocar tudo GERAL , sugiro ao Blog que infrme como uma pessoa comum poderia se candidatar a cargos na FPB e CBB, seria interessante quem sabe aparece pessoas comum mas com vontade de mudar.

Anônimo disse...

Sabe o que é pior antes ela sabia agora ela não sabe

Edevanildo sárárá disse...

Faz uma comissão técnica pra incendiar o basquete: Zanon de Americana, Borracha sem clube e Guilherme da Mangueira
Ao menos veriamos um grupo de atletas jogando basquete.
Hortencia, mesmo não sendo esses 3 faz um favor a vc e ao basquete, muda essa comissão coloque a frente, quem consegue enxergar o jogo como jogador...já é hora de mudanças no andar de cima.

Paulo disse...

Esse discurso da Hortência deixa a gente atordoado!! Há alguns meses atrás ela sabia tudo: diz que com a Iziane na selação, teríamos chance de medalha, então logo depois tira Iziane por motivo pouco convicente! Agora diz que não sebe se vão chegar bem em 2016?! Se ela não tem fé, TUDO vai descambar para mais um vexame do basquete feminino, só que agora com selo brasileiro, já que as próximas Olimpíadas são no Brasil. Eita, tá ruim mesmo, se ela acha e afirma isso, as atletas vão ganhando mais insegurança, e mais uma vez dá para sentir que não temos seleção para 2016. Quantas décadas são necessárias para levantar o basquete feminino? 2, 3, 4? Ou só no próximo século?

Anônimo disse...

Tenho uma sujestão : ja que o Ministério Publico e a policia Federal estão fazendo a sua parte,
sugiro que eles comecem uma inves-
tigação na CBB principalmente no
Depto. de basquete feminino.

Anônimo disse...

MP também naCBB.Principalmente no feminino.Alias o Ministerio esta fazendo em belo trabalho..Estamais do que na hora de moralizarmos esse Pais.