sexta-feira, 29 de março de 2013

Americana e Sport começam amanhã decisão da LBF3

Sport_Americana_04

A decisão da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013 será aberta neste sábado (30 de março), às 13h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP), com o duelo envolvendo o Americana, que luta pelo bicampeonato, e o invicto Sport Recife. O primeiro jogo da série melhor-de-três do playoff – final terá transmissão ao vivo pelo SporTV.

Para chegar a esta decisão, o Americana concluiu a primeira fase na segunda colocação, contabilizando 11 pontos, em seis jogos realizados (05 vitórias e 01 derrota). Em seguida, nas quartas-de-final, a equipe comandada pelo técnico Luiz Zanon passou pelo Ourinhos Basquete com duas vitórias e nenhuma derrota, mesmo placar da série – semifinal, quando suplantou ao Maranhão Basquete.

“Trata-se de uma final dificílima, em que respeitamos muito o nosso adversário, pois sabemos que é um time de bastante qualidade. A nossa expectativa é colocar em ação tudo o que foi trabalhado nos treinamentos, além de entrar em quadra com o máximo de concentração”, comenta o técnico Luiz Zanon, do Americana, que foi confirmado como novo técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina, pelo diretor de Vanderlei Mazzuchini Júnior, na tarde de quinta-feira (28 de março), porém anunciou também sua permanência na equipe do interior paulista, renovando seu contrato por mais uma temporada.

“Falei de seleção até às 18h00 de quinta-feira, depois o foco foi e vai continuar sendo exclusivamente a decisão da LBF. E, esperamos contar com apoio dos nossos torcedores neste que será o último jogo da equipe em Americana, já que é uma final e a presença dos torcedores é muito importante”, acrescenta Zanon, que não poderá contar com a pivô Mamá, contundida.

"Com certeza vamos ter casa cheia e um espetáculo muito bonito por parte da nossa torcida, que tem comparecido em todos os jogos e não será diferente agora. O americanense é apaixonado pelo basquete feminino", acrescenta Ricardo Molina Dias, presidente do Americana.

Já o Sport Recife terminou a etapa inicial da competição na liderança, somando 12 pontos, decorrentes de seis resultados positivos. Com essa classificação, o time dirigido pelo técnico Roberto Dornelas não precisou disputar as quartas-de-final. Na semifinal, o representante pernambucano eliminou o São José/Colinas Shopping, também com duas vitórias e nenhuma derrota.

“Vamos enfrentar um time que dos 55 últimos jogos perdeu apenas cinco e dos 13 títulos disputados conquistou 11. O Americana é o time a ser batido, indiscutivelmente. Vamos jogar contra um grande elenco, com jogadoras de destaque como Babi, Karen, Karla e Hodges. Mas quando olhamos para o nosso time vemos que temos totais condições de vencer e por isso vamos em busca desta vitória”’, afirma Dornelas.

“Vai ser uma grande partida e quem gosta de basquete não vai querer perder essa final. Vamos jogar pela vitória, marcando forte como estamos fazendo desde o início da LBF e saindo em velocidade. Vai ganhar quem errar menos”, declara a ala Luciana.

Os outros jogos da série estão agendados para estas datas:

06 de abril (sábado)

10h00 (de Brasília): Sport Recife x Americana, no ginásio da Ilha do Retiro, em Recife (PE) – SporTV e TV Globo Nordeste

13 de abril (sábado) – se necessário

10h00 (Brasília): Sport Recife x Americana, no ginásio da Ilha do Retiro, em Recife (PE) – SporTV e TV Globo Nordeste

De acordo com o regulamento, a equipe que primeiro totalizar duas vitórias garante o título da temporada de 2013.

Na primeira fase ocorreu um único jogo entre estas duas equipes, com vitória do Sport Recife, jogando em seu ginásio, por 66 a 60.

DESTAQUES

Esta série decisiva da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013 reúne as quatro melhores atletas classificadas na estatística da eficiência:

Érika de Souza (Sport Recife), primeira colocada, com média por jogo de 21.0

Adrianinha Moisés (Sport Recife), segunda colocada, com média por jogo de 17.5

Clarissa dos Santos (Americana), terceira colocada, com média por jogo de 16.8

Karla Costa (Americana), quarta colocada, com média por jogo de 16.5

Nos rebotes, Érika é a líder, com média por jogo de 10.88, enquanto que Clarissa aparece na terceira colocação, com 9.7. Nas assistências, Adrianinha é a segunda colocada com média de 4.63, e Babi, do Americana, ocupa o terceiro lugar, com média de 4.5 por partida.

Nas bolas recuperadas, Adrianinha e Karla aparecem no segundo e terceiro lugares, respectivamente, ambas com 2.5 de média por jogo. Na estatística dos Tocos/Bloqueios, Érika lidera com média de 1.5 por jogo.

No aproveitamento dos lances livres, Carina Felippus, do Americana, é a líder, com 91.67%. No aproveitamento dos arremessos de dois pontos, o Sport Recife domina os três primeiros lugares: a norte-americana Alex, lidera, com 62.69%; seguida pela lateral Palmira Marçal, com 57.58%, que aparece em segundo; e pela armadora Adrianinha, terceira colocada, com 56.0%.

No aproveitamento dos arremessos de três pontos, a norte-americana Sklylar, do representante de Pernambuco é a segunda colocada, com 50.0%.

Nenhum comentário: