quarta-feira, 27 de março de 2013

Incerteza sofre futuro ameaça basquete feminino de São José (GloboEsporte.com)

São José dos Campos se orgulha em ser a única cidade do país com representantes tanto na principal competição nacional de basquete masculino (Novo Basquete Brasil) como feminino (Liga de Basquete Feminino), realidade que pode mudar a partir da próxima temporada. O corte de R$ 5 milhões no orçamento do esporte da cidade para 2013 ameaça a continuidade do trabalho realizado em diversas modalidades.

O basquete masculino pode perder suas estrelas e tenta reverter a situação com a criação de uma OS (Organização Social) para atrair investimento da iniciativa privada. Já o feminino, eliminado no último final de semana da semifinal da LBF diante do Sport Recife, entra no período de férias sem saber como irá voltar.

Diferentemente do calendário do futebol, a temporada de competições do basquete começa no início do segundo semestre. Além da LBF, o basquete feminino joseense disputa os Jogos Regionais, o Campeonato Paulista e os Jogos Abertos do Interior. As jogadoras, que têm contrato anual até abril, teoricamente, se reapresentam entre maio e junho para a pré-temporada.

Até lá, o período que deveria ser de reformulação do elenco e análise para potenciais contratações, será de esforço para manter a equipe em atividade. Depois dos resultados obtidos da recém terminada temporada (título nos Regionais, vice nos Abertos e semifinal tanto no Paulista como na LBF), as jogadoras têm sido assediadas por outras equipes.

Entre as atletas, estão jogadoras com passagem pela Seleção Brasileira, como a lateral Patty, as pivôs Izabela e Nádia, além de jogadoras da seleção de base que compõem o elenco principal joseense, como a armadora Carol e a lateral Estela.

- Elas não falam, mas a gente sabe que já estão recebendo propostas - disse o supervisor do São José, Maurício Iannicelli. Ainda sem saber qual o exato impacto do corte no orçamento da equipe, a direção do São José se mobiliza para montar um projeto que viabilize a continuidade do trabalho e tem reuniões nas próximas semanas para tentar seguir uma estratégia.

O técnico da equipe, Carlos Lima, que trabalha no esporte de São José dos Campos há 11 anos, afirma ter ficado distante do assunto "corte" para priorizar a disputa da LBF e espera a solução do caso para saber qual o futuro do time.

- Desde que o corte foi anunciado tentei me envolver o mínimo possível até por estarmos na competição, mas sei que tem gente trabalhando nisso. Conseguimos fazer o que nos propusemos a fazer na temporada. Fomos campeões dos Regionais, vice nos Abertos, terminamos em terceiro no Paulista e podemos ficar em terceiro na LBF caso o Sport vença Americana - destacou Lima.

Poder público promete apoio

A prefeitura de São José dos Campos defende que herdou o orçamento com o corte de R$ 5 milhões da gestão anterior e que estuda formas de auxiliar as modalidades na obtenção de recursos da iniciativa privada, como a OS do basquete masculino.

- Modalidades como o basquete podem atrair o apoio da iniciativa privada. A prefeitura irá continuar apoiando, mas estamos estimulando as empresas a investirem, pois são equipes com exposição grande, inclusive na televisão - disse o prefeito Carlinhos Almeida (PT), à época do anúncio do corte.

Fonte: GloboEsporte.com

Nenhum comentário: