quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Controlar ansiedade é maior desafio de Venceslau em decisão no basquete

Gelson Netto

Na opinião do técnico Flávio Prado, controlar a ansiedade é o maior desafio da equipe adulta de basquete feminino de Presidente Venceslau, que pode conquistar o título do Campeonato Paulista da Série A-2 (Divisão Especial) deste ano, em casa, nessa quinta-feira (22), contra São Caetano do Sul. A segunda partida do play off decisivo ocorrerá às 20h, na quadra do Colégio Ideal, em Venceslau.

As meninas comandadas por Prado venceram fora de casa a primeira da série “melhor de três” partidas na última sexta-feira (16), em São Caetano do Sul, por 77 a 72. Se o time visitante ganhar o jogo dessa quinta-feira (22), uma terceira partida ocorrerá na sexta-feira (23), também às 20h, na quadra do Colégio Ideal, em Venceslau, para o desempate e a definição de quem levantará o troféu do título.

“A ansiedade é grande. A gente fica na expectativa de chegar a hora de decidir. Mas, ao mesmo tempo, temos de controlar isso para não atrapalhar. Com tranquilidade, precisamos manter a calma, a concentração e a inteligência. O emocional é o principal fator para uma decisão como esta. Precisamos ter a cabeça no lugar”, afirmou o treinador.

Segundo ele, o ambiente em Presidente Venceslau conspira a favor da equipe, mas é necessário ter cautela, principalmente diante das qualidades do time adversário.

“Todo dia a gente dá o recado. Precisamos nos manter concentrados. Ninguém perde nem ganha antes do jogo. O play off é um campeonato à parte e cada jogo representa uma decisão. É preciso ter inteligência para poder jogar. O nosso ambiente é muito bom, entre as jogadoras e a comissão técnica. O maior recado é no sentido de evitarmos o clima do ‘já ganhou’. A euforia é da torcida. Nós temos de estar fora disso e ter inteligência e controle emocional”, enfatizou.

Assim como venceu fora de casa na semana passada, Prado sabe que o time de São Caetano do Sul pode, da mesma forma, ganhar, mesmo em Venceslau.

O time está completo e Prado poderá contar com as 12 jogadoras do elenco, inclusive as duas atletas que integram as categorias de base e treinam com as adultas – Joyce da Hora, do sub-19, e Iara Fernanda, do sub-17. Os treinos diários preparatórios para a decisão tiveram forte intensidade entre o domingo (18) e a terça-feira (20). Nesta quarta-feira (21), as atividades já ficaram mais leves e, mesmo na quinta-feira (22), as meninas ainda treinarão arremessos no período da manhã.

O técnico atribui o sucesso do time de Presidente Venceslau ao apoio recebido da comunidade local. Segundo ele, isso ajuda a consolidar o nome da cidade como uma referência nacional no basquete feminino. Como exemplo, o treinador cita o desempenho da equipe sub-14, que conquistou o título estadual do Campeonato Escolar no domingo (18) e agora representará o Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro da categoria, no mês que vem, em Natal (RN).

“A cidade de Presidente Venceslau trabalhou para que pudéssemos chegar a este momento. Isso ajuda a consolidar Venceslau como uma escola de basquete no país. O esporte, aliado à educação e à saúde, insere os jovens na sociedade. É a valorização dos cidadãos. Todas as pessoas têm de ser valorizadas. Para a gente chegar a este momento, só com o trabalho coletivo. É a filosofia do respeito e da união”, reconheceu.

Fonte: iFronteira

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.ifronteira.com/esporte-mais-esportes-51692