quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Uma 'Ladie' em Brasília

maria_brasilia_lbf_foto

Aos 33 anos, a ala/pivô Maria Cristina Silva, que começou sua carreira na equipe de base do Guarulhos e passou por times tradicionais do basquete feminino como Ourinhos Basquete, São Paulo, São Bernardo,Suzano e Florianópolis, além de uma breve passagem pelo basquete argentino no ano passado, vive um novo desafio: faz parte da equipe do Brasília CSUV/1 que disputa a LBF (Liga de Basquete Feminino) pela primeira vez e é uma das poucas atletas experientes na equipe que é composta em sua grande maioria por jovens talentos, cujo projeto é coordenado por Renata Ribeiro e têm recebido muitos elogios pela ousadia e coragem de participar de uma competição de nível nacional, sem atletas consagradas e propiciar a estas jovens atletas que possam adquirir experiência, para que os frutos deste trabalho possam ser colhidos nos próximos anos.

Antes de ser chamada para disputar a LBF pela equipe do Brasília, Maria estava em São Paulo jogando pelo Ladies Basquete, equipe comandada pelo técnico Karioca e fundada em 2011, com objetivo de resgatar jovens e talentosas atletas que estavam sem time e que hoje conta com equipes de base (sub-17 e e sub-19) e adulta, tendo em seu grupo várias atletas com passagens por times de ponta do basquete nacional, como é o caso da ala/pivô.

Em entrevista ao Central do Basquete Feminino, Maria ressaltou a importância do trabalho feito pelo Ladies para o basquete feminino. “Eu conheci a proposta do Ladies em 2012 e achei muito bacana e procurava ajudar divulgando os jogos e peneiras do time. Atualmente, muitas meninas com potencial não conseguem conciliar a vida de atleta com os estudos, além do trabalho e o Ladies entende esse lado. Quando fui convidada a participar do Ladies em 2013 eu não tinha tempo para treinar durante a semana, tendo que conciliar a atividade de mãe e de dona de casa com a de atleta e fui acolhida mesmo assim. Acho que vontade e amor ao basquete são as palavras-chave do projeto do Ladies e graças a isso conseguimos superar todas as dificuldades”, elogiou.   

A ala/pivô falou ainda do projeto inovador do Brasília CSUV/1 que está proporcionando um grande espaço para jovens jogadoras. “O basquete feminino no Brasil precisa urgentemente de trabalho de base, porque  mesmo que surjam mais equipes não haverá jogadoras para essas equipes,então quando surge alguém para dar oportunidades para as jovens como o Brasília está fazendo, temos que aplaudir e incentivar, pois é este tipo de trabalho que o basquete feminino precisa para evoluir e revelar grandes atletas”, frisou.

Por fim, Maria aconselhou as meninas que estão começando sua carreira e que tem o sonho de se tornar grandes atletas. “O basquete é uma grande porta que se abre para o acesso à cultura, viagens, conhecer pessoas e estudar, mas para ter êxito na carreira é preciso muita dedicação e doação. Você pode deixar de viver momentos com a família, fazer coisas que amigos estão fazendo, mas se você quiser mesmo ser atleta de basquete, todos estes sacrifícios valem a pena e chegará o momento em que viverão muitas alegrias dentro e fora da quadra por conta do basquete”, ressaltou.

Após reformulação, Sub 17 do Ladies se prepara para competições deste ano

ladies_jogo_ncb

Após grande reformulação no início deste ano, a equipe sub-17 do Ladies Basquete comandada pelo segue em ritmo forte de preparação para as principais competições que disputará em 2014: Joguinhos da Juventude, NCB (Nova Copa de Basquete) e Jogos da Cidade. 

Da equipe do ano passado, permaneceram 7 atletas e chegaram 11 novas jogadoras, nove delas escolhidas durante 'peneira' realizada em janeiro. As novas atletas são: Ingrid Brink e e Giovanna Borzilo (Gastão Moutinho); Gabriela Santos e Tata Monteiro ( Instituto Janeth Arcain); Juliane Fernanda Tostes e Nayara Cristina Lopes (Instituto Barrichello Kanaan); Gleyce Kelly Freitas Fonseka (Santa Fé Hunters); Andressa Villanetti (Núcleo de Formação do Bradesco) e Ana Paola Matiasso (Cotp Olímpico). Completam a lista de novidades, as jogadoras Denise Superbi (Instituto Passe de Mágica) que recebeu convite do técnico Karioca.

Em entrevista ao Central do Basquete Feminino, 'Karioca'  falou sobre as novas atletas e a expectativa para as competições deste ano. " A Denise Bi, eu já vinha observando desde as partidas do playoff que fizemos contra o IPM e ela tem um chute impressionante. Estamos com um grupo muito bom e tenho duas boas jogadoras por cada posição, o que será um grande diferencial nas competições deste ano. Por isso, minhas expectativas são as melhores possíveis e vamos em busca dos títulos em todos os campeonatos que disputarmos", ressaltou.     

Adulto terá equipe mais jovem

Além da reformulação na categoria sub-17, a equipe adulta do Ladies também virá renovada neste ano, com uma base formada por jogadoras mais jovens, mesclada a algumas atletas experientes. " Neste ano vou procurar dar mais oportunidades as atletas mais jovens e entre elas, destaco a vinda da armadora Bruna 'Toto' que retornou ao Brasil após duas temporadas nos EUA, a Bruna Gonçalves, uma pivô alta e atlética que dará mais segurança no garrafão, além da Simone que teve uma boa participação no sub-17 e a Vitória, que foi uma das cestinhas da NCB do ano passado. Para complementar o grupo terei jogadoras experientes, como a Maria Cristina, que está disputando a LBF por Brasília, mas que retornará ao time para disputar as competições deste ano", destacou.         

Texto e Foto: Luís Galletta (Central do Basquete Feminino)

Nenhum comentário: