quarta-feira, 21 de maio de 2014

CBB garante vaga de Americana no Sul-Americano de Clubes de 2015


Após desentendimento com CBB e Abasu, time americanense ganha 'prêmio de consolação' para uma outra edição do torneio continental.

A briga entre a equipe de basquete feminino adulto da Unimed/Americana, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e a Abasu (Associação de Basquetebol Sul-Americana) parece ter se encerrado ontem. O presidente do clube gestor da modalidade na cidade, Ricardo Molina, postou numa rede social um ofício da entidade brasileira confirmando o time americanense como representante nacional no Campeonato Sul-Americano de Clubes.

Porém, não na competição deste ano, e sim na edição seguinte, ainda sem data agendada, e independente dos resultados conquistados na quadra. O time também soltou um comunicado oficial sobre o assunto.

A confusão começou logo após a decisão da última LBF (Liga de Basquete Feminino), no final de abril, quando Americana levou a taça ao bater o Sport Recife duas vezes na série decisiva. Como atual campeão brasileiro e da competição continental - cuja última edição ocorreu em 2012 - o time americanense deveria ter recebido o convite para o Sul-Americano, o que não aconteceu. A indicada foi a equipe de Recife, campeã nacional na temporada anterior.

Na ocasião a CBB, explicou que a Abasu, por motivos de organização, solicitou a informação do representante brasileiro até o dia 7 de abril, ou seja, antes da final da Liga. A situação gerou uma grande indignação do dirigente americanense, que tentou, sem sucesso, encaixar Americana no torneio deste ano.

Em uma postagem divulgada em seu perfil numa rede social, Molina desabafou. "Estamos fora do Sul-Americano 2014. Mas em algum momento estivemos dentro? Não. Não cabe mais ficar tentando entender, pois não houve transparência antecipada da forma de classificação." No naipe masculino, o atual campeão, Brasília, foi confirmado.

Em trecho da nota, o clube gestor continuou: "fizemos inúmeros contatos, reuniões, envolvendo CBB, Liga, Abasu, sempre buscando compreender o motivo da mudança da regra. Justificativas foram apresentadas, mas nenhuma delas serve para a construção do esporte brasileiro com valores como respeito, transparência e justiça." 

Os dirigentes afirmaram que não têm o que justificar aos seus atletas, crianças (categorias de base) e parceiros, que perderam apoiadores e ainda chegaram a cogitar o fim das ações da modalidade no município, "porém, o projeto é maior que a Unimed, maior que um campeonato, pois estão envolvidas vidas, famílias e apaixonados pelo esporte, e somos um destes", diz o documento.

O Sul-Americano deste ano será disputado entre o próximo domingo e o dia 30. No Grupo do Sport Recife também estão Universidad Católica (Bolívia), La Estancia Popayan (Colômbia) e Malvin (Uruguai). Os dois melhores avançam à semifinal. A reportagem do LIBERAL procurou a CBB e a Abasu para que comentassem o caso, contudo, não obteve retorno.

Fonte: O Liberal

3 comentários:

Anônimo disse...

FALA SERIO PREMIO DE CONSOLAÇÃO EU FICARIA DE FORA,

Anônimo disse...

FALA SERIO PREMIO DE CONSOLAÇÃO EU FICARIA DE FORA,

Anônimo disse...

Indignação de todos. Esta da CBB e da ABASU de confirmar Americana para o Sul-Americano do ano que vem é assinar atestado de burrice, ou seja, assumir a idiotice que fez!!!
Era tão simples dizer: Erramos, e dar a oportunidade de Americana disputar este Sul-Americano, mas a arrogância prevalece sempre...