quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Após ápice no basquete feminino nacional, Sport recomeça do zero


Basquete Sport (Foto: Thiago Augustto)
Com estrelas da seleção brasileira, o Sport chegou ao inédito título da Liga de Basquete Feminino (LBF) para o Nordeste em 2013 e ficou com o vice em 2014. Do ápice ao desmanche do grupo. E ao recomeço do zero. Esse foi caminho traçado pelo clube, que se desfez do grupo vencedor e agora se reorganiza para participar da competição, a princípio, sem maiores aspirações. Ao lado do ex-técnico rubro-negro Roberto Dornelas, encabeçador do antigo projeto, quase todas as jogadoras, inclusive as estrelas das Cia. Adrianinha e Érika, seguiram para um novo projeto: o Uninassau/América-PE.

Com o discurso de poucos recursos para investir em grandes nomes, a diretoria do Leão apresenta uma nova proposta, denominada de projeto sustentável. Do antigo grupo, restaram duas atletas que pouco eram acionadas, Viviane Coelho e Lais Meira, mais o assistente técnico Erivaldo Souza, o Alemão. O técnico é Rildo Accioly, que trabalha no clube há mais de dez anos.

Apesar de a direção assegurar a presença na Liga de Basquete Feminino 2014/2015 - com início marcado para o dia 29 de novembro -, o clube ainda não apresentou as atletas, o que atrasa um pouco a preparação para a competição.


-Passamos por uma mudança drástica e vamos começar do zero. Muitas chegarão ao grupo. Estamos cientes de nossas limitações e o nosso projeto é de médio a longo prazo. Se falar em título, estarei mentindo. Vamos trabalhar com os pés no chão para mais adiante voltar a ser uma força – declara Accioly.

Os custos do antigo projeto giravam em torno de R$ 150 mil. Para se ter ideia do abismo financeiro, o salário de uma das estrelas daquele time será equivalente a todos os gastos com o novo grupo. Únicas remanescentes, Viviane e Lais asseguraram não guardar rancor por não terem sido convidadas para participar do novo projeto do técnico Roberto Dornelas. 


-Não fico chateada, pois eles têm os motivos deles e temos que respeitar. Só fico triste por ter que me separar das meninas e de algumas amigas, como Érika, com quem tenho até hoje muito contato. Agora é pensar em nossa nova equipe. Quero saber como ela será –disse a ala Viviane, de 28 anos. 

A ansiedade por recomeçar existe, mas as rubro-negras terão de esperar um pouco mais para iniciar os treinos. Os primeiros reforços são esperados até o dia 16. Por enquanto, só um rosto novo foi apresentado: a pivô Gessiane Araújo, de18 anos, vinda do Anápolis-GO, também jogará pela equipe sub-19.

-Fica aquela ansiedade para saber quem será as nossas novas companheiras. Sei que será uma equipe sem estrelas, mas com certeza vão dar o máximo para conseguirmos bons resultados – comentou a armadora Lais Meira, de 26 anos.

Viviane e Laís ressaltaram a importância da torcida nos jogos na Ilha do Retiro, o diferencial no título da LBF de 2013.

-A torcida sempre foi muito importante. Sei que pode haver uma desconfiança, mas os de verdade não vão abandonar a gente. Tem um grupo que se chama 'Rugindo na Cesta', que sempre nos ajuda. Espero que os demais torcedores nos apoiem como em 2013 – afirmou Viviane.

Por ironia do destino, a primeira partida oficial do reformulado time do Sport será diante do Uninassau/América, de Roberto Dornelas. O jogo marcará a estreia das duas equipes na Liga de Basquete Feminino e será disputado na Ilha do Retiro, no dia 29 de novembro. Até lá, os rubro-negros terão muito trabalho pela frente.

Fonte: Globoesporte.com

Um comentário:

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=GWrs8iZyfuY