quinta-feira, 26 de maio de 2016

Brasil 73 x 57 Argentina


A Seleção Brasileira Adulta Feminina está na final do 35º Campeonato Sul-Americano da Venezuela, que está sendo disputado no Domo Bolivariano, na cidade de Barquisimeto. Nesta quarta-feira (dia 25), pela fase semifinal, o Brasil venceu a Argentina por 73 a 57 (34 a 25 no primeiro tempo), com 19 pontos, duas assistências e três recuperações de bola da cestinha Iziane Marques. A principal pontuadora argentina foi a pivô Gisela Vega, com 14 pontos, seis rebotes e duas assistências. O adversário das brasileiras na final desta quinta-feira (26), às 20h de Brasília, será a Venezuela que derrotou a Colômbia por 67 a 59.

“O time começou bem defensivamente, mas o ataque não conseguiu fluir. A partir do segundo quarto conseguimos ajustar a parte ofensiva e abrimos uma vantagem para fechar o primeiro tempo em 34 a 25. Voltamos para a etapa final um pouco dispersas. No terceiro período as argentinas melhoraram a defesa e nós não conseguimos levar vantagem. Foi aí que elas igualaram o placar. Nos últimos dez minutos encaixamos o nosso jogo, passamos a dominar a partida e abrimos no marcador até fechar em 73 a 57. A vitória foi importante para mostrar a nossa superioridade e recobrar a confiança do Brasil. É o momento de nós acreditarmos mais no nosso valor e construir isso em direção aos Jogos Olímpicos. Agora é focar na final e buscar o título”, analisou Iziane.

Outros destaques da equipe nacional comandada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa foram Palmira Marçal (18 pontos, cinco rebotes, uma assistência e duas recuperações de bola), Nádia Colhado com um Duplo-Duplo de 13 pontos e 12 rebotes, e Karina Jacob (sete pontos, 11 rebotes, quatro assistênciase uma recuperação de bola).

“Mais uma final de Sul-Americano e continuo invicto contra a Argentina. Sabíamos que seria um jogo nervoso, tenso, já que elas vinham para o tudo ou nada. Infelizmente por mais que a gente motive e prepare, a jogadora ainda vem com aquele trauma da última derrota. E um trauma que ainda deixa elas assustadas. E por conta disso não começamos o jogo bem, errando bolas fáceis, lance-livre. A Argentina foi gostando do jogo, pegou moral e tirou duas vezes a diferença de nove pontos. Empatou em 51 a 51. Mas no último quarto nós melhoramos na defesa, alternamos zona e individual. Vencemos o período por 22 a 6 e o jogo por 16 pontos de diferença. Mas ainda temos muito o que trabalhar”, analisou Barbosa.

Brasil x Venezuela

Brasil e Venezuela fazem uma final inédita no Campeonato Sul-Americano e é a primeira vez que as venezuelanas decidem o título. As duas seleções se enfrentaram 15 vezes na história da competição e as brasileiras nunca foram derrotadas. O primeiro confronto foi disputado no Sul-Americano do Equador, em 1970, e o Brasil ganhou 108 a 46, enquanto o último foi também no Sul-Americano do Equador, em 2014, e a equipe nacional venceu por 84 a 65. 

O Campeonato Sul-Americano da Venezuela classificou os quatro primeiros colocados (Brasil, Venezuela, Argentina e Colômbia) para a Copa América / Pré-Mundial de 2017, que irá garantir três países no Campeonato Mundial da FIBA de 2018.

A Seleção Brasileira Adulta Feminina tem o apoio do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

BRASIL (18 + 16 + 17 + 22 = 73) 

Joice Rodrigues (6pts, 1reb, 7assist e 1recup de bola), Palmira Marçal (18pts, 5reb, 1assist e 2recup de bola), Iziane Marques (19pts, 2assist e 3recup de bola), Karina Jacob (7pts, 11reb, 4assist e 1recup de bola) e Nádia Colhado (13pts e 12reb). Entraram: Kelly Santos Muller (4pts, 2reb e 1assist), Tainá Paixão (3pts, 1reb, 3assist e 2recup de bola), Gilmara Justino (0), Êga Garvão (2reb e 1assist), Jaqueline Silvestre (2reb) e Tatiane Nascimento (3pts, 1reb e 1assist). Técnico: Antonio Carlos Barbosa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cadê a Paty? Não foi para o jogo?

Anônimo disse...

Cadê a Táti,cadê a Tainá Cadê a Jac,cadê a Gil.Não sei perguntem oara o Babosa.

Anônimo disse...

A Táti,Taináe Jac,são discriminadas pelo Barbosa.As de confiança Palmira e Joice podem errar errar é errar que não saem,quando saem fican 4 minutos fora e as outras que se danem.