terça-feira, 3 de maio de 2016

Franca e Venceslau abrem o Paulista Feminino de Basquete nessa quarta-feira

O Campeonato Paulista Feminino – 2016 será aberto nesta quarta-feira (04 de maio), com a partida entre o ‘caçula’ Franca BC/FEAC e o Top Therm/Unimed/Grupo Leonardi/Sicredi/Presidente Venceslau, às 20h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Poliesportivo Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP).

O Franca BC, que é comandado pelo técnico Alexandre Borges, estreia na elite do estadual, contando com elenco bastante aguerrido e de base jovem. “Estamos cientes das dificuldades que teremos pela frente por estarmos no começo de um trabalho, mas jogaremos em casa e a expectativa é fazer um bom jogo. O time está focado, mesmo com o grupo em formação, vamos lutar por um bom resultado, sabendo também que iremos enfrentar uma equipe que possui uma estrutura maior no adulto e vem embalado da disputa da LBF”, comenta o treinador. 

“Queremos, pelo menos, dar trabalho e mostrar que viemos com o objetivo de fazer um bom campeonato”, complementa Borges.

O elenco francano apresenta uma mescla de atletas jovens e algumas mais experientes, que já tiveram a chance de disputar o estadual em outros tempos. Entre os principais nomes estão: a pivô Lidiane Assis, que já atuou em Portugal (Clube União Sportiva) e defendeu também o Catanduva BC, Basquete Clube e o Rio Claro Basquete; a ala/pivô Flávia Andrade, que jogou na base do Americana; e a ala/armadora Patrícia Santos; que defendeu o Divino/Jundiaí e o Ourinhos Basquete. Já a ala/pivô Jennifer Sirtoli, que estava na Recra/ABEC/SME, está machucada e não atuará nesta estreia.

“Estou bastante ansiosa, pois fiquei um tempo fora do cenário por motivo de saúde e retorno depois de quase três anos, atuando pela equipe da minha cidade, que está voltando a disputar um campeonato oficial depois de quase 40 anos. É com imenso orgulho e feliz que participo desta volta, depois de tanto tempo fora. Estamos bastante felizes, mesmo sabendo das dificuldades que teremos, uma vez que todas as jogadoras estão dispostas a fazer uma boa participação”, explica Lidiane Assis.

Já o Top Therm/Unimed/Grupo Leonardi/Sicredi/Presidente Venceslau, dirigido pelo técnico Flavio Prado, manteve a base que disputou a última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), com destaque para as experientes Fabi Guedes, Natália Burian, Flavia Luiza, Karen Rocha e Jeanne Moraes. As argentinas Andrea Boquete e Ornella Santana, no entanto, deixaram a equipe ao final da competição nacional. O grupo é complementado com as jogadoras oriundas do eficiente trabalho de base desenvolvido em Presidente Venceslau.

“O grupo treinou forte para esta edição do Campeonato Paulista, já focando esta estreia contra o Franca BC, que conheço algumas jogadoras, mas do sistema de jogo não tenho informações. A expectativa é trabalhar da melhor maneira possível e iniciar bem a competição, respeitando sempre os adversários que virão pela frente”, comenta a experiente pivô Fabi Guedes.

Além dos dois times já citados, os demais participantes do estadual são estes: ADC São Bernardo (São Bernardo do Campo), Basketball Santo André/APABA (Santo André), Divino/Jundiaí (Jundiaí) e São José Basketball (São José dos Campos).

O regulamento da competição é o seguinte: na fase inicial, as equipes jogam entre sim, em turno e returno, e os dois primeiros colocados se qualificam diretamente ao playoff – semifinal. Os demais – do 3º ao 6º lugares – disputam o playoff – quartas-de-final e os dois vencedores também avançam a semifinal e seguem lutando pelo título. Já os dois perdedores da semifinal e mais os dois times que saíram nas quartas-de-final disputam o título da 1ª Divisão, através de um Final Four.

“Para esta edição do Campeonato Paulista tivemos o aumento no número de participantes, o que ainda não é o ideal, mas já é o começo do trabalho que estamos realizando para refortalecer o naipe feminino. Procuramos fazer uma competição em que as equipes pudessem disputar um bom número de jogos e, também, que tivéssemos a chance de premiar os participantes de acordo com os seus atuais estágios”, comenta Enyo Correia, presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB).

A tabela completa da primeira fase pode ser conferida neste link

Fonte: FPB 

2 comentários:

Ainnem Agon disse...

Por que Americana não estará no Paulista? É a primeira vez que o time não participa nos últimos 7 anos...

MeninoBionico disse...

Tem coisa estranha neste texto. Não entendi como é a disputa das quartas e da semifinal. os perdedores que se juntam aos 2 primeiros colocados para disputar o título???