quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Olhar para frente


Após a traumática participação do Brasil na AmeriCup, ainda estamos digerindo a não classificação da seleção brasileira para o Campeonato Mundial, algo que não acontecia desde 1959. Por hora só nos resta juntar os cacos e olhar para frente. A CBB precisa planejar algo de concreto para compensar essa ausência das competições internacionais e diminuir a enorme defasagem que exite entre as meninas da seleção brasileira em relação às atletas das outras seleções. A tão prometida excursão pela Europa poderia finalmente sair do papel. Que tal estabelecer como meta  jogar em 2018 o mesmo número de partidas internacionais que a seleção brasileira faria caso se classificasse para o Mundial? Que tal  pegar o telefone desde agora e se oferecer para participar de jogos e torneios amistosos durante a preparação das seleções europeias classificadas para o Mundial da Espanha? Se deixarmos para fazer isso às vésperas do Mundial, todas as seleções estarão com a agenda lotada, porque diferente do Brasil, as Confederações dos outros países, em sua maioria se planejam com antecedência. Obviamente estou sugerindo uma seleção brasileira formada por atletas que precisam ganhar experiência, mas acho que é bom deixar claro.

A LBF está fazendo a sua parte. Está marcado para o próximo dia 22 de agosto um meeting com os clubes interessados em participar da LBF 2018. Na semana passada, o presidente Ricardo Molina informou em suas redes sociais que além dos clubes tradicionais, sete novos clubes se inscreveram para participar do encontro  e foi enfático: ‘A LBF CAIXA 2018 começa no dia 08 de Janeiro. Faltando cerca de 4 meses " cravo" a certeza que nesta edição não teremos menos de 10 equipes!’.

Vale lembrar que, as grandes revelações da seleção brasileira na Copa América, Raphaella Monteiro e Letícia Rodrigues vão jogar no Clube União Sportiva Ponta Delgada, que disputa a primeira divisão em Portugal. Além delas, Clarissa jogará na Hungria, Erika, Nádia e Ramona na Espanha, totalizando até o momento seis atletas brasileiras em ligas europeias na próxima temporada que vai até meados de março de 2018.


Confirmado esse número de 10 equipes na LBF 2018, podemos considerar no mínimo mais trinta atletas brasileiras em atividade em relação à última LBF. Aumentando o número de equipes, vamos aumentar o número de praticantes e o número de jogos. Da quantidade se extrai qualidade, a prática leva à perfeição. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Iza Sangalli irá jogar na segunda divisão da Espanha.

Anônimo disse...

NÃO ADIANTA só fazer amistosos primeiro tem que sair uma lista com no mínimo 22 meninas pra esse novo ciclo como foi feito com o masculino . 2 ° ENCHER essas meninas com treinos técnicos SEPARADOS por posições trazer um coach dos EUA pra desenvolver esse trabalho técnico tipo um especialista mesmo em habilidades . Além do técnico TEM QUE TER esse cara especialista em treinos técnicos na comissão técnica . Depois quando as meninas estiverem bem ai sim começar os amistosos . GALERA o problema de nossas atletas É CAPACIDADE TÉCNICA , FALTA DE HABILIDADE com a bola por isso jogaram TÃO FEIO . Tem que tratar o mal pela raiz antes de sair fazendo amistosos . São RAROS os treinadores que se preocupam com a capacidade técnica da jogadora no Brasil e as que se destacam procuram se desenvolver sozinhas . Treinador aqui só se preocupa com o TÁTICO pois da menos trabalho e exige menos . Por isso a capacidade técnicas das nossas jogadoras está TÃO RUIM ! Na Espanha na base do masculino do Real Madri TODOS OS DIAS os garotos treinam no período da noite 40 minutos de habilidades técnicas antes do treino . É ESSA a CHAVE do sucesso .

Anônimo disse...

Cbb acorda contrata o miguel angelo da luz e sergio maronezzi, vejam oq eles fizeram com a selecao em 94, fez surgir para o estrelato alessandra, leila, tuiu, as irmas luz, varias atletas fez ressurgir, como nenhum outro tecnico conseguiu

Anônimo disse...

O aumento de meninas jogando no Velho Continente é uma excelente notícia. O aumento de clubes na LBF também é extremamente alvissareiro para o resgate do basquete feminino. Fundamental observar as meninas que estão indo cedo para os EUA disputar jogos equivalentes ao Ensino Médio e que juntos com a Nicoletti deverão em breve estar chegando as universidades e uma ou outra pintar na WNBA!

Anônimo disse...

O duro é ficar lendo comentários de mães, irmãs, amigas, namorados e namoradas aqui...defendendo esta ou aquela jogadora...sendo que o que falta é um trabalho forte na base, nos fundamentos, na forma de jogar.
Não é elogiando essa ou aquela jogadora que vamos chegar a algum lugar...vamos continuar chegando no mesmo lugar que chegamos.
O problema é mais em cima, pois é lá de cima que vem as convocações de quem vai trabalhar e quem vai fazer parte.
CHEGA DE TURISTAS NAS SELEÇÕES DE BASE E SELEÇÃO ADULTA FEMININA
Mudem AS cabeças, mudem OS cabeças...

Ramona, a Glam disse...

Concordo com o segundo anônimo dos comentarios!!!! Seleção e clubes precisam dar a devida importância aos fundamentos. Não adianta nada jogar as atletas pra afrontar as leoas dazoropa sem elas terem o domínio de bola, com andadas, passes interceptado e as tijoladas na tabela. A qualidade não vai brotar naturalmente da quantidade. As atletas devem manter o trabalho com os fundamentos sempre. Não é coisa só juvenil.

Unknown disse...

Concordo plenamente com os comentaristas. Para jogos internacionais, principalmente contra seleções europeias, as atletas da seleção brasileira precisam estar bem treinadas técnica e taticamente, mas uma coisa, não exclui a outra. Todos temos várias sugestões para apresentar, mas vale lembrar que a CBB está falida. De qualquer maneira, se o Brasil vence Porto Rico no último domingo, os dirigentes seriam obrigados a viabilizar uma maneira de levar as meninas à Espanha para jogar o Mundial. Então, que eles continuem se sentindo obrigados a levar as meninas à Espanha.

MeninoBionico disse...

Boas noticias em meio a esse balde de agua fria. A seleção alcançou o fundo do poço e agora precisa sair disso. Os anos foram passando e só colecionando vitorias por 1 pto, no ultimo jogo classificatorio. Foi melhor assim. Agora é hora de planejar o futuro. Tem muita jogadora boa espalhada por ai, n universitario americano e precisamos sim aumentar a base. Ter mais times é o começo e que tenha mesmo os 10 times.

Anônimo disse...

Quais são os times confirmados para lbf?